Foz do Iguaçu é sede do 2° Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade


 
 

Começou na terça-feira (28) e segue até a quinta-feira (30) em Foz do Iguaçu, o o 2º Conresol – Congresso Sulamericano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade, realizado pela Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu. O evento reúne especialistas reconhecidos internacionalmente para debater a destinação de resíduos sólidos, principalmente com o crescimento dos centros urbanos.

“A destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos é de extrema importância para as empresas tanto devido às obrigações legais quanto por exigências normativas”, explica Fabrício Soler, sócio na área Ambiente, Sustentabilidade e Resíduos/Infraestrutura.

Além de Soler, também participam do painel Ariel Scheffer da Silva, da Itaipu Binacional; Cláudio Eberhard, prefeito Municipal de Santa Terezinha de Itaipu; Valdevino Lazaroto, presidente da Associação dos Agentes Ambientais de Santa Helena; Rildo Emanoel Leonardi, prefeito da cidade paranaense de Tibagi; Leri Aparecida Ribeiro, secretária de Meio Ambiente de Tibagi e Carmem Romagna de Lima, consultora pedagógica para o Convênio de Educação Ambiental entre a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

Este ano o encontro reúne 500 pessoas, entre estudantes, pesquisadores e gestores municipais, para debater os desafios e as soluções do tratamento dos resíduos sólidos nos meios urbano e rural. Participam representantes de 23 estados brasileiros mais o Distrito Federal, além de pesquisadores do Paraguai, Argentina, Peru e Bolívia.

Serão apresentados 288 trabalhos técnicos, sendo 182 pôsteres e 106 na modalidade oral, em três idiomas (português, espanhol e inglês). O congresso terá cinco mesas redondas, 16 palestras técnicas, 3 visitas técnicas e um minicurso.

Permanente

Foz do Iguaçu vai receber o Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade (ConReSol) de forma fixa a cada dois anos, revezando a sede do evento com a cidade de Gramados (RS). A cidade deve voltar a receber o congresso em 2021, em sua 4ª edição. A Itaipu Binacional apoia o evento.

“A cidade tem um potencial ambiental muito grande, com as Cataratas do Iguaçu, os rios e as áreas preservadas da região, além, é claro, de ser um grande polo turístico”, explicou o coordenador técnico do Congresso, Carlos Alberto Ferreira Rino, que preside o Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais (Ibeas), entidade organizadora do evento.