Trabalhos de construção da segunda ponte no lado paraguaio começam em setembro


 As máquinas para a obra de construção da Ponte Internacional da Integração devem começar a passar para o lado paraguaio em 20 dias. Uma reunião entre Itaipu, diretoria da aduana paraguaia e Receita Federal do Brasil, definiu a logística que será implementada para o transporte dos equipamentos de Foz do Iguaçu a Presidente Franco (PY).

A maior parte das máquinas serão transportadas por balsas pelo Rio Paraná e os equipamentos menores pela Ponte da Amizade. A informação foi repassada pelo consórcio responsável pela obra, Construbase-Cidade-Paulitec.

O objetivo da travessia por balsa é interferir o mínimo possível no trânsito de veículos da fronteira, que hoje conta apenas com a Ponte da Amizade.

A primeira obra do lado paraguaio será um dique artificial para conter as cheias do Rio Paraná na cabeceira da ponte. Para isso, serão utilizados um trator de cadenas, uma motoniveladora, uma escavadora hidráulica, seis caminhões tumba, um caminhão cisterna, compactadores, entre outros maquinários.

No lado brasileiro a obra começou em 7 de agosto deste ano, com o trabalho de terraplanagem e abertura de um caminho onde será erguido o mastro principal da segunda ponte entre Brasil e Paraguai.

As informações são da Rádio Cultura.

Crédito Imagem: Dante Quadra