Brasil inaugura nova base científica na Antártica nesta terça-feira


 A nova estação brasileira na Antártica será inaugurada nesta terça-feira (14), em uma cerimônia que tem início previsto para as 17h (horário de Brasília). O complexo de mais de 4,5 mil m² será entregue quase oito anos após o incêndio que destruiu a base anterior. Pesquisadores brasileiros estão há mais de três décadas no continente.

 

O vice-presidente Hamilton Mourão embarcou ontem (13) com destino à Antártica, para participar da reinauguração como o principal representante do governo brasileiro. A base fica na Ilha do Rei George.

 
Pouco impacto ambiental

A Estação Antártica Comandante Ferraz recebeu um investimento de US$ 99,6 milhões (cerca de R$ 400 milhões), e vai conseguir acomodar até 64 profissionais do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Um dos destaques do novo prédio é que ele tem diversas iniciativas sustentáveis.

 

O arquiteto João Gabriel Rosa, do Estúdio 41, um dos responsáveis pelo projeto da estação, contou que o prédio foi pensado desde a construção para ter o mínimo de impacto ambiental possível.

 

"A questão da sustentabilidade está muito ligada à responsabilidade de não intervir naquele espaço. Pensamos em diminuir o impacto da construção e da logística", explicou ele.

 

Toda a estrutura usada na construção é desmontável e reciclável. Rosa explica que todos os módulos foram feitos em contêineres fáceis de serem transportados por qualquer navio. Além disso, os acabamentos e parte da montagem da estrutura foram feitos fora da Antártica, o que diminuiu o impacto por transporte, otimizando a logística.

 

A questão energética também foi pensada no projeto para ser menos dependente de energias não renováveis.

 

Por isso, foram instalados painéis fotovoltaicos e geradores eólicos que produzem cerca de 30% da energia consumida na estação.

 

"Nos edifícios, há eficiência energética para garantir o conforto de quem estiver lá. As paredes possuem um painel de 22 centímetros que exige menos energia para manter o local aquecido", explica Rosa.

 

Informações: G1