Santa Terezinha é a 1ª cidade no PR com iluminação 100% LED


 Avenidas, ruas, praças e parques. Nada ficou de fora. Foram 20 dias de substituições contínuas para que a iluminação pública de Santa Terezinha de Itaipu, município com pouco mais de 24 mil habitantes, situado no Oeste do Paraná, entrasse para a era das cidades modernas, inclusivas e sustentáveis sendo iluminada 100% em LED.

 

Foram 4.018 luminárias a vapor metálico, substituídas por luminárias de LED. Para a efetivação do projeto de eficiência energética que, gradativamente resultará em menor valor na taxa de iluminação pública para o consumidor, o gestor público utilizou recursos do município obtidos pela Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip), no valor de R$4.732.106,00. Destaca-se, no entanto, que o grande diferencial da iluminação de LEDs é a eficiência energética desse tipo de lâmpada. Elas são capazes de produzir muito mais luz consumindo menos energia elétrica.

 

“Trabalhamos muito tempo em cima desse projeto, para que saísse do papel de maneira eficaz. Priorizamos a qualidade em todos os aspectos e a redução gradativa na taxa de iluminação pública. Hoje, somos referência pelo fato de buscarmos, por meio de projetos técnicos, o melhor para a nossa cidade e as pessoas que vivem nela”, destacou o prefeito Cláudio Eberhard. 

 

Ele acrescentou que, no município, “todas as áreas foram pensadas e projetadas para ofertar vida de qualidade, em que o presente se conecte ao futuro e o resultado, seja uma cidade inserida nos conceitos de sustentabilidade e modernidade”.

 

Reconhecimento - As ações amplas de sustentabilidade implantadas em Santa Terezinha, foram reconhecidas pela coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, como “políticas públicas inovadoras e bem-sucedidas na redução das desigualdades, que resultaram no merecido reconhecimento ao conquistarem o prêmio Cidades Sustentáveis”.

Ela reforçou, que os bons indicadores da cidade, “refletem, certamente, o compromisso do governo local com o enfrentamento às desigualdades, a inclusão social e econômica, garantindo assim uma melhor qualidade de vida para toda a comunidade”.

 
Informações e Imagem: DC STI