Cerca de 1 milhão de alunos farão a Prova Paraná


 Acontece na próxima terça-feira (24) a terceira edição da Prova Paraná, a avaliação diagnóstica aplicada pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte em toda a rede estadual de ensino e nas redes municipais que fizeram adesão.


A Prova Paraná será aplicada para cerca de 1 milhão de estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º e 4º anos do Ensino Médio, além das turmas da Educação para Jovens e Adultos (EJA).


A Prova Paraná é um instrumento de diagnóstico e monitoramento que permite acompanhar a evolução de aprendizagem de cada estudante, identificando quais são os conteúdos em que há maior dificuldade. Assim, as escolas podem preparar intervenções pedagógicas direcionadas.


INCLUSÃO

 Uma das grandes novidades dessa edição são as provas em Braille.  O material foi produzido por profissionais do Centro de Apoio Pedagógico para Deficientes Visuais e com Surdocegueira (CAP) de Francisco Beltrão (Sudoeste).


Nove profissionais, todos com habilitação em Educação Especial e conhecimento específico na área visual, se dedicaram à adaptação das provas de Português e Matemática para estudantes cegos da rede pública paranaense.


Foram produzidas, a pedido de estudantes que dominam o sistema, 19 avaliações em Braille para alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental e 15 para as terceiras séries do Ensino Médio. A secretaria também vai disponibilizar 691 provas ampliadas para estudantes com baixa visão.

Informações: GDia
Foto: José Fernando Ogura/AEN