Coletivo debate questões ambiental e climática em reunião técnica na SMA


O recém-criado Coletivo Ambiental de Foz do Iguaçu debateu, na quinta-feira (12), questões ambientais e climáticas em reunião técnica na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A intenção é estreitar os laços entre a comunidade preocupada com os danos ambientais e apoiar ações sócio-educativas desenvolvidas pelo município.
A secretária de Meio Ambiente, Angela Meira, recebeu na última semana integrantes do Coletivo, que buscam ajudar na construção de políticas ambientais de Foz do Iguaçu. "A participação da comunidade é fundamental nas discussões de interesse coletivo", disse. Ela e a equipe técnica formada pelos diretores Elias Bispo, José Faria Filho, Diogo Fretes Soares e o engenheiro agrônomo Domingos da Costa Ferreira Júnior esclareceram as questões apresentadas.
Um dos motivadores do encontro foram as mudanças nos procedimentos administrativos para o requerimento de corte e poda de árvores em Foz do Iguaçu. A normativa, prevista no decreto 27.206, editado em 14 de maio de 2019, viabilizou a supressão e poda de árvores na área urbana da cidade.
"Este primeiro encontro do Coletivo com a SMA permitiu debater sobre a questão ambiental e em particular do manejo das arvores em zona urbana", ressaltou a livreira Nathalie Husson. "Estamos assim, estreitando os laços entre a comunidade preocupada com a questão ambiental e climática e a Prefeitura, que foi receptiva com alto profissionalismo à nossos questionamentos e demandas". 

Ronildo Pimentel / Foto: Adilson Borges