Rio participa do Dia Mundial da Limpeza no sábado; expectativa é que evento reúna mais de 30 mil voluntári


 O Rio de Janeiro é uma das cidades participantes do Dia Mundial da Limpeza, no próximo sábado (21). A iniciativa é uma ação global para conscientizar sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

 

Na última edição, 158 países e mais de 17 milhões de pessoas participaram em todo o planeta. No Brasil, foram 363 municípios que participaram do esforço global.

 

Um dos eventos terá concentração na Praça Almirante Júlio de Noronha, no Leme, das 8h às 13h e contará com oficinas de reciclagem, música e teatro infantil. A ação acontece em parceria com o Sesc e a Comlurb.

 

A empresa de limpeza urbana, inclusive, estará presente em vários pontos do Rio, como a Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

 

De acordo com a jornalista Fernanda Cubiaco, uma das organizadoras da ação, o evento tem como missão educar para o controle do lixo produzido por cada um ao longo de todo o ano.

 

“A cada ano o volume de lixo descartado aumenta. E o descarte inadequado salta aos olhos. A mobilização para ações como essa, onde temos a oportunidade de engajar gente de todas as idades, cria uma oportunidade para sensibilizar e conscientizar a sociedade”, explicou Cubiaco.

 

A expectativa da organização é que o evento reúna, pelo menos, 30 mil pessoas. Mas a expectativa é de que este número possa chegar a 50 mil, batendo o recorde da primeira ação, realizada na Estônia, em 2008.

 
Informações: G1

 Foto: Fernanda Cubiaco/ Arquivo pessoal