Governo lança programa de combate aos crimes violentos


O presidente Jair Bolsonaro participou, nesta quinta-feira (29), da cerimônia de lançamento de um programa de combate aos crimes violentos. O projeto "Em Frente, Brasil" começará a funcionar já nesta sexta-feira (30), com ações integradas de várias áreas do Governo para complementar o trabalho de Segurança Pública.

Por enquanto, o projeto-piloto será desenvolvido em cinco municípios, um em cada região do Brasil: Ananindêua, no Pará, Norte do país; Paulista, em Pernambuco, no Nordeste; Goiânia, em Goiás, no Centro-Oeste; Cariacíca, no Espírito Santo, no Sudeste; e São José dos Pinhais, no Paráná; no Sul.

As localidades não são as mais violentas do país, porém, registraram altos números de homicídios nos últimos anos. 

A iniciativa é do ministro da Justiça e Segurança Pública. "É importante nós retirarmos em circulação o criminoso violento, perigoso, mas também temos que enfrentar as causas da criminalidade, eventualmente, relacionadas a degradação urbana, abandono e, para isso, precisamos avaliar políticas de segurança sólida com políticas de outra natureza", defendeu Sérgio Moro.

Em cada município haverá uma ação policial conjunta para a repressão de crimes violentos - homicídios, feminicídios, estupros, latrocínios e roubos.

Além disso, os moradores serão beneficiados, durante seis meses, com ações de Educação, Saúde, Habitação, Emprego, Cultura, Esporte e Programas Sociais.

Jair Bolsonaro ainda usou o discurso para prestigiar, publicamente, Sérgio Moro - depois de ameaças de interferência na pasta da Justiça. "Obrigado, Sérgio Moro, porque você abriu mão de 22 anos magistratura para não entrar numa aventura. Nós juntos podemos, sim, fazer o melhor para nossa pátria".

Informações: Jornalismo/SBT Brasil